Intranet e Rede Social Corporativa

Você sabe qual o estilo organizacional da sua empresa?

A forma como uma empresa age, pensa e se comporta diante de seu negócio diz da sua cultura organizacional. É ela quem define padrões de comportamento e atitudes dentro de uma empresa. Independente se administrada de forma estratégica ou não, uma cultura caracteriza qualquer organização.

“A cultura devora a estratégia no café da manhã.”

Esta frase, de Peter Drucker, exalta o valor de uma cultura. Isso porque, se não bem conduzida, ela pode boicotar qualquer estratégia organizacional. Não existe cultura certa ou errada, existem sim aquelas alinhadas e que vão alavancar os resultados das empresas. 

De acordo com a Guru e Lapidarium Design, existem oito estilos de cultura. Sendo possível fazer o teste aqui. Todas elas com suas “sombras e luzes”.

Prodtool. A melhor intranet e rede social corporativa para sua empresa.

Estilos de cultura organizacional

Cultura do Propósito: Movida, como o nome mesmo diz, por um propósito. Caracterizada por um ambiente interno tolerante, onde todos buscam fazer o bem por um mundo melhor. Todos em prol de uma causa social/ambiental.

Cultura do Acolhimento: Focada em relacionamento. Aqui o ambiente é agradável e colaborativo, valorizando a confiança, a sinceridade e a transparência entre as pessoas.

Cultura da Segurança: Focada em planejamento. Preparação e cautela fazem parte do ambiente interno, incentivando a reflexão, a mensuração dos riscos e a valorização das decisões realistas.

Cultura da Ordem: Valoriza o respeito, a ordem e as regras. O ambiente interno é pautado por processos e metodologias claras.

Cultura da Autoridade: Aqui o domínio e a confiança são enfatizados. O ambiente interno valoriza a força, a determinação e a ousadia. A competitividade faz parte e é estimulada.

Cultura do Resultado: Orientada pela busca da excelência e da conquista de metas. O ambiente interno aqui é baseado no mérito e no resultado, valorizando as pessoas por isso.

Cultura do Prazer: Valoriza a diversão, o fazer as coisas com prazer. 

O ambiente estimula cada um a fazer aquilo que o torna feliz.

Cultura do Aprendizado: Focada em explorar a criatividade e os novos caminhos. O ambiente é imaginativo e une as pessoas pela curiosidade e pelo aprendizado constantes.

A cultura organizacional deve alicerçar todas as iniciativas da empresa, bem como ser reforçada de forma constante ao longo da jornada dos colaboradores. Até mesmo antes dele entrar na empresa, no momento de atração, como também no momento de desligamento. 

E aí, qual o estilo de cultura organizacional da sua empresa? Ela está servindo de alicerce para a conquista dos objetivos organizacionais?

cultura organizacional

Sobre a autora

Dani Moreira é Especialista em Comunicação Interna e Endomarketing e Embaixadora da Marca Prodtool.

Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela ESPM e atua há 10 anos com Comunicação e já passou pelos setores de varejo, mídia, tecnologia e educação.

Cadastre-se e receba semanalmente conteúdos como este no seu e-mail: