Intranet e Rede Social Corporativa

A Comunicação Interna na Era da Colaboração

Uma pesquisa da Corporate Leadership Council aponta que 49% das tarefas que uma pessoa realiza hoje acontecem junto com outras pessoas. Levando em consideração que o ser humano é um ser social, que se compõe individualmente a partir do eco das vozes externas ao seu entorno, a colaboração dentro das organizações é uma questão de necessidade

O jogador de basquete Michael Jordan manifestava que o talento vence jogos, porém só o trabalho coletivo conquista campeonatos. No relacionamento e na comunicação com o público interno precisamos também considerar este mindset.  

A nova dinâmica do âmbito empresarial – apoiada na tecnologia e na interconexão – institui criatividade e diferentes formas de fazer negócio. Por conta disso, a comunicação interna se pensada de forma colaborativa sai de um papel de execução para um de mediação e estratégico.

5 formas de estimular uma comunicação interna colaborativa:

1 – Proporcionar momentos da alta gestão com a base

A proximidade da alta gestão com a base é um fator importante por conta da influência que ela exerce. Seu discurso deve servir de insumo estratégico para enganá-los aos objetivos organizacionais, bem como servir de inspiração para o público interno. Propiciar momentos de interação da alta gestão com a base, como eventos, videoconferências, happy hours, reuniões, entre outros formatos, são movimentos importantes e estratégicos. 

2 – Empoderar e capacitar as lideranças enquanto agentes de comunicação e colaboração

As lideranças são responsáveis por segmentar a comunicação, considerando as especificidades da sua equipe. Dessa forma, ela deve ser empoderada, capacitada, instrumentalizada e monitorada pela empresa. 

3 – Estimular fóruns de discussão  

Envolver os colaboradores, de diferentes áreas, em decisões e discussões importantes da empresa, desperta um grande senso de pertencimento do público interno. 

4 – Implementar um Rede Social Corporativa

Uma rede social corporativa, assim como as tradicionais redes sociais, estimula uma comunicação “com e para” pessoas. Propicia espaços onde os funcionários se tornam protagonistas, onde eles trazem seus posicionamentos e percepções, a partir de posts, comentários e interações. Tornando, assim, a comunicação mais democrática e colaborativa. 

5 – Conceber Programas de Reconhecimento 

Programas de endomarketing são uma estratégia importante a fim de engajar os colaboradores e alinhá-los aos objetivos da empresa. Um programa de endomarketing diz de um movimento constante da empresa em reconhecer colaboradores por meio de premiações lúdicas ou financeiras. A fim de estimular a colaboração, é válido estruturar um programa que estimule, por exemplo, o registro de boas práticas, a submissão de ideias inovadoras para a otimização dos produtos da empresa, entre outras possibilidades. 

Sobre a autora

Dani Moreira é Especialista em Comunicação Interna e Endomarketing e Embaixadora da Marca Prodtool.

Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing com extensão na Universidade de Coimbra em Portugal.

Atua há 9 anos com Comunicação e já passou pelos setores de varejo, mídia, tecnologia e educação.

Cadastre-se e receba semanalmente conteúdos como este no seu e-mail: