Intranet e Rede Social Corporativa

Felicidade no Trabalho: a responsabilidade da CI

Se há algo que compartilha espaço no coração das empresas é a Comunicação Interna. Mais do que uma área para disseminar informações, ela é o catalisador da felicidade no trabalho. 

A Comunicação Interna eficaz é capaz de ativar a dopamina, responsável pela sensação de recompensa e prazer, reforçando comportamentos produtivos e a sensação de realização.  Além disso, ela pode impactar a liberação de serotonina, um neurotransmissor associado ao bem-estar e à felicidade, que desempenha um papel importante na regulação do humor, e pode influenciar o estado emocional dos funcionários.

Então a pergunta é: como ter uma comunicação interna eficaz?

Primeiro vamos falar de propósito. Para Simon Sinek, autor de “Comece pelo Porquê”, as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz, neste sentido, podemos afirmar que quando os funcionários entendem e se alinham ao propósito da empresa, eles se sentem mais felizes e engajados.

Para transformar a comunicação interna em uma ferramenta de felicidade no trabalho é necessário adotar uma abordagem focada em compartilhar visões, metas, estratégias e conquistas, ouvir ativamente, ter uma comunicação clara, coesa e verdadeira, valorizar feedbacks, reconhecer as pessoas e promover um diálogo aberto.  Quando os funcionários entendem como seu trabalho contribui para os objetivos maiores da organização, eles se tornam agentes ativos na realização dessas metas, o que aumenta sua satisfação e engajamento.

Empresas que investem em uma comunicação mais estratégica, humanizada, clara, coesa e transparente criam um ambiente de empatia, confiança e colaboração, onde a felicidade no trabalho surge naturalmente e impulsiona o sucesso coletivo.


Dicas para elevar sua Comunicação Interna

Melhore a experiência do seu colaborador e transforme sua cultura

Conheça seu público

O que faz sentido para ele? Como ele percebe a comunicação? Quais são os hábitos de consumo de informação dentro e fora de casa? Como podemos dar voz a eles e ouvi-los? 

Inspire. Humanize e Crie uma conexão emocional entre seu negócio e o colaborador.

Mude a forma de falar do seu negócio, dê um sentido/propósito, e coloque seu colaborador no centro da história. Exemplo: embora o trabalho de um colaborador na fabricação de embalagens de alimentos possa parecer apenas operacional, ele desempenha um papel vital na segurança e frescor dos alimentos. Ao garantir que as embalagens protejam a qualidade dos alimentos, ele contribui para a saúde e o bem-estar das pessoas, gerando um forte senso de orgulho e pertencimento em seu trabalho.

Tenha um bom canal

Adotar uma rede social corporativa como canal de Comunicação Interna é uma estratégia inteligente para quem quer uma Comunicação Interna bidirecional capaz de impactar a felicidade no trabalho, uma vez que ela é uma plataforma digital com um ecossistema completo de funcionalidades. Além de gerir conteúdos relevantes e atrativos, promover a interação, criar comunidades, e medir, você ainda pode capacitar, reconhecer e melhorar a experiência dos seus colaboradores, por meio de um sistema completo de gamificação.

Adote uma comunicação inclusiva

Adote uma comunicação inclusiva, do CEO a serviços gerais. Se importe com a comunicação em todos os níveis, e garanta que sua liderança esteja apta a ser comunicadora e influenciadora. 

Reconheça

Reconheça os colaboradores e celebre conquistas com todos. Construa alianças. Tenha frequência. Meça a eficiência de suas ações. 

Para concluir, a comunicação interna é um pilar fundamental para o sucesso de qualquer organização. Investir em ferramentas e estratégias eficazes de comunicação não só melhora o engajamento e a produtividade, mas também fortalece a cultura organizacional, criando um ambiente de trabalho mais positivo, colaborativo e FELIZ!


Entre para o time das empresas mais engajadas do mundo: conecte seus colaboradores com Prodtool

Cadastre-se e receba semanalmente conteúdos como este no seu e-mail: