Você sabia que a gamificação pode impulsionar o engajamento da sua equipe? Vamos explorar como essa estratégia pode fazer a diferença e potencializar sua Comunicação Interna?
Gamificação
[ gamification, em inglês ]
é a aplicação das estratégias de jogos nas atividades do dia a dia, com o objetivo de aumentar o engajamento dos envolvidos*
Muito tem se falado nesta palavrinha americanizada, porém, vale lembrar que o conceito de gamificação não é uma ideia nova. Ela existe desde os Jogos Olímpicos em 776 a.C., criados para celebrar os atletas e engajar as cidades-estado em um espírito de competição saudável. Os vencedores eram celebrados e recebiam prêmios, gerando um forte incentivo para a participação. Já no século XVIII, o filósofo e educador Johann Heinrich Pestalozzi usou sistemas de recompensas e pontuação para motivar seus alunos a se dedicarem mais aos estudos. E assim, temos outros grandes exemplos que comprovam como a gamificação tem sido uma ferramenta poderosa ao longo da história para engajar e motivar as pessoas em diferentes contextos.
Mas por que este conceito se tornou tão relevante e usado no ambiente corporativo nos últimos anos?
Utilizar a lógica dos jogos é uma maneira incrível de promover engajamento, colaboração e aprendizado nas empresas. Ela reúne aspectos comportamentais, técnicas de motivação e princípios de jogos para alcançar os objetivos estabelecidos. Além disso, uma combinação de fatores contribui significativamente para a popularização este movimento, entre eles:
Avanços Tecnológicos: hoje é possível criar experiências interativas e envolventes com apenas alguns cliques, tornando a gamificação mais acessível e escalável, principalmente com a popularização de smartphones e plataformas online.
Cultura Digital: com as gerações Millennial e Z no mercado de trabalho, há uma expectativa por ambientes mais envolventes. Crescidos com jogos e apps, eles buscam experiências profissionais igualmente dinâmicas.
Concorrência: as empresas estão em busca de formas criativas para se destacar e atrair os melhores talentos.
Mudanças no Formato de Trabalho e Retenção: com o aumento da adoção de modelos de trabalho remoto e híbrido, as empresas enfrentam o desafio de manter a comunicação e o engajamento em alta. Além disso, as organizações estão cada vez mais atentas à experiência do colaborador, do onboarding ao offboarding
Educação Corporativa – Aderência e Adesão ao aprendizado: a dedicação e a absorção do conteúdo aumentam consideravelmente. A gamificação torna o aprendizado mais instigante, fazendo com que os colaboradores se sintam motivados a explorar e dominar novos conhecimentos. Aliás, muitas vezes, aprendemos melhor colocando em prática, testando e fazendo.
Resultados Mensuráveis: atividades gamificadas possibilitam acompanhar e mensurar resultados. Os dados obtidos ajudam a identificar oportunidades de melhoria, além de demonstrar o impacto estratégico da comunicação nas organizações.
Reforça os valores e a cultura da empresa: sim, conteúdo gamificado e que promove a interação, como quizzes, enquetes e trívias podem ser excelentes para reforçar valores e condutas, fortalecendo ainda mais a cultura.
Impactos da Gamificação na Comunicação Interna
A gamificação não é apenas uma moda passageira. Segundo um estudo da Deloitte, empresas que adotam estratégias de gamificação em seus processos de comunicação interna observam um aumento de até 48% na motivação dos colaboradores e um crescimento de 36% no engajamento.
70%
das organizações de médio e grande porte já estão usando algum tipo de gamificação para melhorar o engajamento dos colaboradores.
Gartner
A gamificação tem o poder de transformar tarefas rotineiras em experiências mais dinâmicas, envolventes e participativas, pois estratégias lúdicas podem conectar pessoas, estimular o aprendizado, motivar comportamentos, criar sensações de recompensa e promover um ambiente de trabalho mais colaborativo, integrado e envolvente, onde os colaboradores se sintam reconhecidos, valorizados e motivados a vivenciar ativamente da cultura organizacional.
A psicologia da gamificação mostra que a busca por conquistas e superações é um forte motivador para o ser humano. Além disso, essa estratégia contribui para o desenvolvimento de soft skills, como criatividade, assertividade e resiliência.
Aquela Forcinha da Prodtool!
Na Prodtool, a diversão e o engajamento estão em alta! Os usuários acumulam pontos e moedas conforme realizam atividades na plataforma, podendo acompanhar seu desempenho em um ranking que é atualizado em tempo real.
E tem mais! Cada colaborador é identificado por coroas de prata, ouro ou bronze, que refletem sua navegação e participação na plataforma. Para subir de nível e desbloquear novas funcionalidades, os usuários precisam completar missões desafiadoras. Tudo isso com um design super atrativo e com possibilidades de recompensas incríveis!
Sim, você leu certo! Com base no engajamento, é possível o usuário trocar suas moedas por prêmios, assim, a empresa incentiva a competição saudável, reconhece as contribuições de todos e marca positivamente a experiência do colaborador na empresa.
Mas atenção: caso o usuário tenha práticas não recomendadas para driblar a pontuação podem resultar em penalizações, como o congelamento temporário dos pontos. Isso é para lembrar que a integridade sempre vale a pena!
Mesmo com a melhor Rede Social Corporativa, é importante planejar as atividades gamificadas
Identifique os desafios e missões estimulantes, alcançáveis e mensuráveis, defina objetivos e estruture a abordagem.
Ao planejar, lembre-se sempre de considerar o alinhamento cultural e com as estratégias da empresa, as expectativas e necessidades dos colaboradores!
As regras do jogo, os objetivos das tarefas e as recompensas também precisam estar claras. Comunique consistentemente, monitore os resultados e comunique novamente!
Transforme a comunicação interna da sua empresa em uma experiência envolvente e motivadora! Se você estiver pronto para dar o próximo passo com a gamificação, estamos aqui para ajudar.
Vamos juntos?
Prodtool - A melhor Intranet e Rede Social Corporativa para sua Empresa.
Com 30 anos de experiência em Comunicação Corporativa, atuou em empresas de diversos segmentos, focando no fortalecimento da imagem corporativa e no engajamento dos colaboradores. Sua expertise inclui estratégias de comunicação interna, gestão de crises, programas de relacionamento, responsabilidade social, ESG, produção de eventos e liderança em projetos de change management, cultura corporativa e diversidade.
Referências: Pontifícia Universidade Católica do Paraná*
Para saber mais sobre a disponibilidade da atualização, entre em contato com nosso suporte!