Da mesma forma que movemos ações com o objetivo de otimizar a experiência e o relacionamento com o nosso cliente final, também é necessário enxergarmos os colaboradores das empresas como públicos estratégicos. Suas percepções da empresa a qual trabalham têm grande peso para a reputação de marca, geram um custo alto para a empresa no momento de atrair e desligar, quando motivados colaboram para a organização em que trabalham conquistar seus objetivos, são a linha de frente com os clientes, dentre tantos outros valores.
Objetivo da Comunicação Interna e Endomarketing
Engajar os colaboradores em prol dos objetivos das organizações, este é o objetivo da Comunicação Interna e do Endomarketing. Profissionais que sabem onde a empresa que trabalham quer chegar, qual o propósito da corporação, os motivos de uma mudança, a confiança nos discursos dos fundadores, estão propensos a engajar diante das ações propostas a eles pela organização.
Informação como estratégia de engajamento
Por conta disso, além de diversas técnicas de marketing, a principal estratégia da comunicação interna e endomarketing é a informação.
As empresas têm a grande missão e dever de garantir um fluxo de informação consistente frente aos seus colaboradores, que entregue valor e ao mesmo tempo não sobrecarregue estes. A comunicação interna é a estrutura que garante este fluxo de informação dentro das corporações, considerando as especificidades dos diferentes grupos de colaboradores e o propósito da organização.
É através da comunicação interna que os empregados compreendem quais as estratégias de suas empresas, e como eles colaboram para alcançar estas, gerando um senso de pertencimento em cada um. É através dela que fortalecemos pilares essenciais de uma cultura, como transparência, diálogo, empatia e confiança, como também os valores de tal empresa.
Ao encontro disso, somamos estratégias de marketing para deixar tudo isso ainda mais atrativo e garantir uma melhor experiência ao colaborador, o que chamamos de endomarketing. Para isso, é possível explorar diversos recursos na comunicação com este público, tais como: design, copywriting, audiovisual, gamificação, entre outros. É como colocar um encanto em torno disso tudo, para auxiliar ainda mais no nosso objetivo final: alinhar e engajar o público interno às estratégias e propósito da empresa.
Gostou do artigo? Conta nos comentários e compartilhe este artigo!
Sobre a autora
Dani Moreira é Especialista em Comunicação Interna e Endomarketing e Consultora da Prodtool.
Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing com extensão na Universidade de Coimbra em Portugal.
Atua há 9 anos com Comunicação e já passou pelos setores de varejo, mídia, tecnologia e educação.