O básico bem feito também vale na estruturação da comunicação interna. Uma base sólida é fundamental para ganhar escala nas demandas, evoluir na maturidade da comunicação com o público interno, fortalecer uma cultura de informação e principalmente colaborar para o engajamento em prol dos objetivos organizacionais.
Considerar os pilares essenciais para conquistar uma atuação estratégica na comunicação com os empregados dentro das organizações é um passo importante para as empresas e gestores.
Os 5 pilares da Comunicação Interna e Endomarketing
- Canais de Comunicação
- Comunicação Líder/Equipe
- Campanhas e Ações de Endomarketing
- Programas de Endomarketing
- Políticas e Processos
Canais de comunicação para o público interno
A logística de informação é o princípio da comunicação interna e endomarketing, por isso, a definição dos canais, bem como seus objetivos específicos, periodicidade, linguagem e atributos é de extrema importância.
Dessa forma, é preciso definir e institucionalizar canais da empresa com seus colaboradores, tais como intranet, chat corporativo, aplicativo, entre outros. Ainda, é importante considerar as necessidades para gerir tais canais, como equipe, processos, políticas da empresa, etc. O importante aqui é qualidade e não quantidade, sempre considerando o público e especificidades da empresa!
Comunicação das lideranças com suas equipes
As lideranças são o principal canal de comunicação dentro de uma organização. Para que isso ocorra de forma estratégica e institucionalizada, é necessário: conscientizar e empoderar, capacitar com técnicas de comunicação interpessoal, instrumentalizar, estabelecer rituais de informação e monitorar a comunicação dos líderes com suas equipes.
Campanhas e Ações de Endomarketing
Da mesma forma que no marketing consideramos campanhas para nossos consumidores diante de uma ação específica, para o público interno consideramos campanhas quando se faz necessário destacar ainda mais uma informação ou precisamos de maiores esforços do colaborador para uma ação específica.
Sendo assim, recorremos a recursos de marketing para enaltecer tal informação ou ação necessária, tais como: copywriting, audiovisual, design, gamificação, etc.
As ações de endomarketing conferem esforços pontuais da empresa principalmente conectados a marcos da jornada do colaborador, como: aniversário, promoção, férias, etc. Da mesma forma, utilizamos de recursos de marketing a fim de potencializar a experiência nesses momentos, através de cartões, brindes, vivências e demais possibilidades criativas.
Programas de endomarketing
São programas de reconhecimento estruturados junto ao RH a fim de reconhecer colaboradores diante de metas estratégicas da empresa, bem como marcos importantes na sua jornada. Diferencia-se de uma ação por ter um caráter mais constante.
Políticas e Processos de Comunicação Interna
Para conseguir escalar o fluxo de informação, bem como ser estratégico na distribuição da mesma, é necessário estabelecer políticas e processos Prazos, briefing, definições para aprovações, são alguns exemplos.
E aí, gostou do conteúdo? Me conta nos comentários e compartilhe este artigo!
Sobre a autora
Dani Moreira é Especialista em Comunicação Interna e Endomarketing e Embaixadora da Marca Prodtool.
Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing com extensão na Universidade de Coimbra em Portugal.
Atua há 9 anos com Comunicação e já passou pelos setores de varejo, mídia, tecnologia e educação.