Intranet e Rede Social Corporativa

Motivação vs Engajamento no ambiente corporativo

Algumas vezes, escutamos que é necessário motivar os colaboradores, para estes performarem melhor em suas organizações. No entanto, de acordo com o psicólogo americano Abraham Maslow, “ninguém motiva ninguém”. A medida que reflete a extensão da contribuição da pessoa com o negócio por meio do seu talento, competência, entusiasmo e comprometimento é o engajamento.

A motivação de uma pessoa equivale a um fator intrínseco. Tem origem em razões internas ao indivíduo, relaciona-se com a sua forma de ser, com suas vivências, e até mesmo com fatores genéticos. Quem se motiva é a pessoa, de acordo com o que ela quer atingir.

Ainda, este fator já deve ser avaliado no momento do processo seletivo, por profissionais capacitados a analisar o seu perfil comportamental. Dessa forma, já é possível perceber se aquele profissional está aberto a estímulos, tem fit cultural com a empresa e quais são suas competências.

Quanto ao engajamento, é possível potencializá-lo ao longo de toda a jornada do colaborador na empresa. “Motivação é o sentimento que leva uma pessoa a fazer algo, enquanto o engajamento pressupõe já estar fazendo, porém com empenho, ou seja, com comprometimento capaz de gerar uma contribuição concreta para a empresa”. Brum, 2017.

De acordo com uma pesquisa da Você RH, colaboradores engajados resultam em: 

+ 22% de produtividade

+ 21% de lucratividade

+ 10% retenção do cliente

– 37% de absenteísmo

– 25% rotatividade

 – 48% de acidentes de trabalho

Principais estratégias para o engajamento do público interno: 

  1. Fluxo de informação consistente
  2. Reconhecimentos constantes
  3. Boa gestão
  4. Remunerações condizentes
  5. Plano de carreira bem estruturado
  6. Treinamentos regulares
  7. Benefícios

Como a Prodtool pode ajudar

Uma das principais estratégias de engajamento é o fluxo constante de informação com o público interno, bem como capacitações regulares. A comunicação interna é fundamental para que o público interno compreenda quais os objetivos organizacionais e como ele colabora para alcançar estes. Ela é responsável por engajá-los ao propósito da organização, gerando senso de pertencimento em cada funcionário.

O treinamento contínuo dos colaboradores propicia que estes atuem de forma alinhada à performance esperada. Ainda, é recebida e percebida como ação de reconhecimento e diferencial competitivo.

A Prodtool é uma rede social corporativa que centraliza o fluxo de comunicação com o público interno em uma plataforma colaborativa. Da mesma forma que as tradicionais redes sociais, ela estimula uma comunicação de mão dupla, não apenas descendo da alta direção, mas oportunizando protagonismo aos colaboradores.

Além de dispor de ferramentas de comunicação, a plataforma integra universidade corporativa, seção de documentos importantes e gamificação. A soma de diferentes funcionalidades em uma mesma plataforma otimiza o dia a dia do colaborador, que encontra informação, capacitação e possibilidades de interação no mesmo lugar.

Engajamento

Sobre a autora

Dani Moreira é Especialista em Comunicação Interna e Endomarketing e Embaixadora da Marca Prodtool.

Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing com extensão na Universidade de Coimbra em Portugal.

Atua há 9 anos com Comunicação e já passou pelos setores de varejo, mídia, tecnologia e educação.

Cadastre-se e receba semanalmente conteúdos como este no seu e-mail: