As redes sociais corporativas já são realidade nas instituições que têm um olhar atento e estratégico para a comunicação entre empresa e colaborador. Se o empregado está nas redes sociais, a empresa pode explorar este comportamento, e introduzi-lo na relação entre empresa e empregado. Ainda, vale considerar que as diferentes gerações já adquiriram este hábito de conexão, e quem ainda não está habituado, com certeza estará.
Uma rede social interna configura-se como uma intranet somada a recursos inovadores. Além de centralizar informações e documentos importantes, oferece ao colaborador, principalmente, possibilidades de interação e colaboração.
De acordo com Analisa Brum, uma rede social corporativa traz os seguintes benefícios:
1 – Tornar as informações mais acessíveis;
Centraliza o fluxo de informação em um canal dinâmico e de fácil acesso.
2 – Estimular o compartilhamento de informações;
Com a mesma lógica de uma rede social, a rede social interna incentiva o colaborador a interagir e fazer publicações.
3 – Promover a inovação;
A partir de um espaço colaborativo e interativo, sucede-se um ambiente de inovação, na qual as pessoas que ali interagem trocam ideias e reconhecem boas ações.
4 – Criar uma cultura de colaboração;
Uma rede social corporativa concebe um espaço onde todos se conectam e fomenta a interação, impactando diretamente no jeito de ser da empresa.
5 – Conectar as pessoas, independentemente de onde estiverem;
Grande diferencial considerando o avanço do trabalho remoto e híbrido.
6 – Incentivar a comunicação horizontal e vertical, aproximando as pessoas entre si e empregados da base com a liderança;
A comunicação da empresa com o colaborador não deve mais ser pensada, exclusivamente, de forma vertical. Ela precisa ser para os colaboradores, mas também com a colaboração deles. Uma rede social corporativa oferece este espaço, ao qual a empresa comunica, mas também o público interno é protagonista.
7 – Muitos outros definidos por cada empresa.
Redes sociais corporativas diferenciadas oferecem possibilidades de customização para as empresas de acordo com suas necessidades. É possível acrescentar módulos específicos para somar a comunicação com o público interno.
Prodtool. A melhor intranet e rede social corporativa para sua empresa.
Todos esses benefícios são tendências no relacionamento entre colaboradores e empresas. Ainda, colaboram para objetivo central da comunicação interna: engajar o público interno em prol dos objetivos organizacionais.
Segundo a especialista Analisa Brum, “As pessoas estão valorizando primeiro o meio e, depois, o conteúdo.” Dessa forma, canais de comunicação interna, para além de eficientes em nível de conteúdo, devem ser atrativos, modernos e criativos. As redes sociais corporativas entregam estes diferenciais, ao proporcionar um espaço customizado para a empresa, alinhados aos hábitos de consumo e entretenimento atuais.
Como a Prodtool pode ajudar
Na plataforma da Prodtool, você encontra os recursos de uma intranet, como armazenamento de conteúdos e documentos, um canal de notícias sobre a empresa direcionadas para os colaboradores, com o plus dos recursos de uma rede social interna e inovadora, somando interação e colaboração.
Ainda, é possível customizar a rede social corporativa da Prodtool de acordo com a identidade e necessidades da empresa. Ela também oferece gamificação automatizada, estimulando ainda mais os acessos e interações na plataforma.
Sobre a autora
Dani Moreira é Especialista em Comunicação Interna e Endomarketing e Embaixadora da Marca Prodtool.
Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing com extensão na Universidade de Coimbra em Portugal.
Atua há 9 anos com Comunicação e já passou pelos setores de varejo, mídia, tecnologia e educação.