Como parte integrante da comunicação interna estratégica, os canais corporativos desempenham papel fundamental para o alcance de resultados efetivos – tanto para a comunicação corporativa, quanto para o negócio. Para colaborar no gerenciamento estratégico dos canais de comunicação interna, é necessário traçar uma matriz de conteúdo, com o intuito de criar uma sistemática de informação precisa.
A matriz de conteúdo centraliza os principais editoriais informativos a serem abordados nos canais de comunicação de determinada empresa. Ela deve ser estruturada com base nas necessidades dos colaboradores (a partir da persona e mapa de empatia), devendo também considerar o que é estratégico para a empresa informar de forma constante ao seu público interno.
É possível trazer uma identidade especial para cada editoria, como um nome lúdico e cores que a identifiquem, como por exemplo “Muito mais pessoas” para quando abordar assuntos relacionados à gestão e pessoas. A partir disso, sempre utilizamos tal identidade quando formos apresentá-la em determinado canal.
Prodtool. A melhor intranet e rede social corporativa para sua empresa.
Exemplo de matriz de conteúdo:
Você já estruturou a matriz de conteúdo na sua organização? Conta pra gente!
Sobre a autora
Dani Moreira é Especialista em Comunicação Interna e Endomarketing e Embaixadora da Marca Prodtool.
Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing com extensão na Universidade de Coimbra em Portugal.
Atua há 9 anos com Comunicação e já passou pelos setores de varejo, mídia, tecnologia e educação.