Mapear e atuar de forma estratégica sob a jornada do colaborador é fundamental para a aquisição e permanência de talentos na organização. A integração (ou onboarding) diz dos primeiros dias do colaborador na empresa. Momento este que é dado o start na sua curva de aprendizado, a partir de capacitação técnica, bem como o início do seu processo de aculturamento.
Um processo de integração eficiente pode contribuir em 82% na taxa de retenção dos colaboradores. Segundo Analisa Brum, “quanto mais criativo e consistente for o onboarding, maiores as chances de a pessoa viver o seu primeiro dia/semana/mês como algo a ser lembrado ao longo da jornada.”
Ainda, Analisa aponta que “o onboarding à distância, embora possível, exige uma dedicação ainda maior”. Considerando o boom dos novos modelos de trabalho híbrido e remoto, é preciso ter uma atenção redobrada e contar com estratégias consistentes para estruturar da melhor forma esta etapa ao funcionário considerando os formatos de trabalho à distância.
Prodtool. A melhor intranet e rede social corporativa para sua empresa.
6 dicas para estruturar um onboarding eficiente nos modelos de trabalho híbridos e remotos
- Ritual de recepção: Padronize as ações de recepção dos novos colaboradores. Importante que estejam alinhadas ao propósito da empresa e despertem o sentimento de acolhida. Exemplo: kit de boas-vindas, tour real ou virtual pela empresa, vídeo da sua equipe, etc.
- Ritual de integração: Momento com foco em interação com os outros colaboradores, sendo os também novos e antigos da empresa. Pode ser um café da manhã online, um happy hour, momento com CEO, etc.
- Liderança próxima: A liderança é peça fundamental para a boa integração de novos colaboradores. Se já era no ambiente de trabalho físico, no remoto e híbrido se tornou ainda mais. Isso porque, “contratados que começam e permanecem trabalhando em home office podem sofrer de solidão e consequente desmotivação, especialmente nos primeiros dias, quando ainda não estão interagindo com muitas pessoas. Isso torna necessária uma atenção especial por parte dos líderes no sentido de promover a interação e colaboração.” BRUM, 2020
- Pesquisa: A fim de otimizar constantemente o processo de onboarding, pesquisas regulares com os novos colaboradores devem ser realizadas. Dessa forma, a partir das percepções, é possível atuar sob as oportunidades de melhoria identificadas nas próximas integrações.
- Apadrinhamento: Eleger um membro da empresa ou equipe para acompanhar o novo colaborador em seus primeiros dias é uma boa ação para otimizar a acolhida do funcionário e também responsabilizar os demais pela sua integração.
- Digitalizar o onboarding: O presencial tem um grande potencial, no entanto, com os novos modelos de trabalho, a rapidez da escala dos negócios, é preciso apoiar-se em ferramentas que entreguem parte da integração ou toda ela de forma dinâmica, escalável e analítica.
Prodtool: Onboarding eficiente
A rede social corporativa Prodtool ajuda as empresas nesta etapa de integração oferecendo um onboarding automatizado e personalizado na plataforma. De forma dinâmica e prática, o colaborador acompanha trilhas de aprendizado e o gestor visualiza sua evolução.
Sobre a autora
Dani Moreira é Especialista em Comunicação Interna e Endomarketing e Embaixadora da Marca Prodtool.
Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing com extensão na Universidade de Coimbra em Portugal.
Atua há 9 anos com Comunicação e já passou pelos setores de varejo, mídia, tecnologia e educação.