Intranet Social e Rede Social Corporativa

Salário Emocional

Uma ferramenta valiosa para aumentar o engajamento, comprometimento dos times corporativos.

O salário emocional pode ser definido como um conjunto de fatores materiais e não materiais oferecidos pelas empresas, que tem como objetivo aumentar o engajamento, comprometimento e produtividade da equipe. E assim, fazer com que as pessoas queiram, ainda mais, trabalhar e permanecer na organização.

Se compararmos as diferentes gerações, é notória a diferença do que as pessoas esperam e buscam do trabalho. As gerações tradicionalistas e baby boomers, nascidas nas décadas 20 e 60, viam o trabalho como algo necessário, carreira de longo prazo, segurança e estabilidade. Já as gerações X e Y, nascidas nas décadas de 60 e 90, consideram de forma relevante a cultura e propósito da empresa, flexibilidade, segurança psicológica, aprendizado e realização, aspectos que abrangem o “salário emocional”.

0 %

da força de trabalho em 2050 será a geração Y, ou também conhecida como “Millenials"

World Economic Forum

De acordo com a World Economic Forum, a geração Y, ou também conhecida como “Millenials”, vai representar mais de 75% da força de trabalho em 2050. O que demonstra o quanto as empresas precisam considerar o salário emocional em suas políticas de remuneração. A remuneração salarial continua sendo importante e percebida como diferencial competitivo, mas cada vez mais demais atributos precisam compor este pacote de retribuição.

Como exemplo, de acordo com a pesquisa Purpose Premium Index – PPI, realizada em 2021, 81% dos respondentes consideram muito importante o propósito de uma organização. Ainda, uma pesquisa da Robert Half apontou que 93% dos colaboradores gostariam de poder escolher benefícios que atendessem suas necessidades.

0 %

consideram muito importante o propósito de uma organização

Purpose Premium Index

Segundo Chiavenato, a qualidade de vida no trabalho “representa em que graus os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais através do seu trabalho na organização”. Portanto, o salário emocional é uma excelente estratégia para alavancar a qualidade de vida de seus colaboradores e alcançar impactos positivos no negócio.

Descubra como podemos melhorar o engajamento dos seus colaboradores