Da mesma forma que outras práticas organizacionais, a comunicação com os colaboradores pode atuar de forma operacional, tática e estratégica – e todas elas são importantes. No entanto, ainda se tem uma visão míope do potencial estratégico da comunicação com empregados e como atuar agregando diretamente para o negócio.
A comunicação interna estratégica diz de uma performance que agrega diretamente aos objetivos da empresa. De toda forma, sabemos que é preciso considerar uma evolução desde o princípio da atuação, mas não podemos deixar de buscar um desempenho que entregue mais resultado ao negócio.
De acordo com a Fale Consultoria, a comunicação com empregados por atuar sob a perspectiva do ciclo vicioso, que diz de uma execução a nível operacional, sem agregar ao planejamento estratégico da empresa, ou sob a concepção do ciclo virtuoso, que diz de uma atuação que agrega diretamente aos objetivos do negócio.
Prodtool. A melhor intranet e rede social corporativa para sua empresa.
Do ciclo vicioso ao ciclo virtuoso da comunicação com empregados
Ciclo Vicioso Ciclo Virtuoso
Fonte: Fale Consultoria
6 práticas que colaboram para a comunicação interna atuar de forma mais estratégica:
- Proximidade com a alta gestão: Estar perto da alta gestão, entendendo as prioridades da empresa, captando qualquer mudança de estratégia e direcionando esforços, executando ações que agreguem valor ao planejamento estratégico.
- Participação na tomada de decisão: A área não deve se comportar como “recebedora de pedidos”, e sim com um olhar crítico sob qualquer demanda. O ideal é não ser acionada apenas no momento de execução, e sim no planejamento de ações relevantes para o negócio.
- Cascateamento do planejamento estratégico: A atuação da comunicação com empregados deve estar cascateando o planejamento estratégico em todas as suas ações.
- Mensuração de resultados: Só conseguimos avaliar se estamos entregando resultado se mensurarmos. É muito importante a área estabelecer indicadores alinhados ao negócio e atuar a fim de otimizá-los constantemente.
- Visão sistêmica: É preciso enxergar e compreender o cenário completo de um negócio, não ter uma visão míope da empresa e atuar considerando o todo.
- Atuação que agregue à cultura organizacional: A comunicação com os empregados deve orientar a cultura à estratégia da empresa. O “jeito de ser” da organização deve mover o público interno para a conquista dos objetivos organizacionais. Sem comunicação, dificilmente a cultura da empresa será disseminada, entendida e respeitada pelos colaboradores.