Intranet e Rede Social Corporativa

4 premissas da comunicação com os colaboradores

A comunicação interna diz dos esforços focados em garantir um bom relacionamento e alinhamento entre uma organização e seus colaboradores. Engajar os colaboradores em prol dos objetivos das organizações é o objetivo da comunicação com os funcionários. 

Profissionais que sabem onde a empresa que trabalham quer chegar, qual o propósito da corporação, os motivos de uma mudança, a confiança nos discursos dos fundadores, estão propensos a engajar diante das ações propostas a eles pela organização. Da mesma forma que movemos ações com o objetivo de otimizar a experiência e o relacionamento com o nosso cliente final, também é necessário enxergarmos os colaboradores das empresas como públicos estratégicos e efetivar tais diferenciais. 

“A informação é a mensagem. A comunicação é a relação, o que é muito mais complexo.” Dominique Wolton

Para efetivarmos uma relação estratégica entre empresa e funcionários, podemos considerar algumas premissas na hora de operacionalizar a comunicação interna. 

Prodtool. A melhor intranet e rede social corporativa para sua empresa.

4 premissas da comunicação com o público interno:

1) O importante é a relevância da informação, não a quantidade

Estamos vivenciando uma grande sobrecarga de informação. Desde notícias offlines, até informações via redes sociais, estão causando sobrecargas cognitivas. As empresas também precisam considerar este cenário diante do fluxo de informação dirigido a seus colaboradores. 

2) Balanço entre o que colaborador quer saber vs o que empresa precisa comunicar

A informação precisa ser relevante para o público interno e balancear com as necessidades de comunicação que a empresa precisa passar. É importante considerar o que a empresa precisa informar vs o que o colaborador deseja saber. 

Isso parte de uma matriz de conteúdo para gerir o fluxo de informação com os colaboradores. É necessário definir editorias fixas, como: benefícios, mercado, produtos, reconhecimentos, etc. E é muito importante a abordagem das informações trazerem um viés estratégico, a fim dos empregados se sentirem envolvidos com o rumo do negócio.

3) Coerência

“A reputação da marca não se constrói mais sobre o discurso, mas sobre ações vigiadas constantemente.” O posicionamento de uma empresa deve ser coerente com suas atitudes. A comunicação pode ser uma grande aliada da empresa ao reforçar seus atributos, no entanto, a coerência deve vir em primeiro lugar. Na comunicação interna, o princípio prevalece, precisamos ser coerentes em nossos discursos com o público interno. Podemos fazer um movimento de compreender como a empresa se posiciona hoje, e como ela quer se posicionar, mas esta mudança organizacional deve respeitar o processo de transição.

4) Informação como estratégia de engajamento

Colaboradores que estão a par dos próximos passos da empresa, das metas e resultados, que compreendem como agregam para alavancar o negócio, que entendem que seus valores estão alinhados com o da organização,  estão mais propensos a engajar diante das ações propostas a eles. E para isso acontecer, a comunicação é peça-chave.

Sobre a autora

Dani Moreira

Especialista em Comunicação Interna e Endomarketing, Dani é embaixadora e especialista Prodtool.

Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela ESPM, atua há 10 anos com Comunicação e já passou pelos setores de varejo, mídia, tecnologia e educação.