Intranet e Rede Social Corporativa

Employee Experience: o que é e como melhorar a experiência do colaborador

Se compararmos as diferentes gerações, é notória a diferença do que as pessoas esperam e buscam do trabalho. As gerações tradicionalistas e baby boomers, nascidas nas décadas 20 e 60, viam o trabalho como algo necessário, carreira de longo prazo, segurança e estabilidade. Já as gerações X e Y, nascidas nas décadas de 60 e 90, têm como valores importantes no propósito, flexibilidade e realização, e estes podem até ser considerados a definição do que significa trabalho. 

De acordo com a World Economic Forum, a geração Y vai representar mais de 75% da força de trabalho em 2050. Ainda, segundo a Deloitte, o maior desafio das empresas em gestão de pessoas, para além de planos de carreira, está em oferecer boas experiências para os funcionários. 

O conceito de Employee Experience (experiência do colaborador), diz da soma de todas as experiências que este tem com o empregador durante o seu tempo de relacionamento. Vem da mesma lógica da experiência do cliente final (customer experience), que reflete a junção de todas as experiências que um cliente tem com um fornecedor. Conforme a Tenking Group, colaboradores engajados levam a clientes mais engajados. Isso porque, empresas que estão em primeiro lugar em customer experience, têm 1,5 colaboradores mais engajados. 

E para buscarmos boas experiências para o público interno, garantindo que estes vão encontrar tudo o que precisam para performar, podemos utilizar algumas ferramentas a fim de avaliar estes sentimentos e percepções com a empresa, identificar oportunidades de melhoria e aprimorar esta relação. No entanto, alguns desafios são recorrentes nesta busca: olhar pela perspectiva do colaborador; criar planos de ações eficazes e que atendam a todos; e a necessidade de considerar a complexidade do ambiente de trabalho. 

Prodtool. A melhor intranet e rede social corporativa para sua empresa.

3 ferramentas de employee experience para avaliar a experiência do colaborador e traçar estratégias de melhoria

Employee persona

Persona é a representação de um determinado público para o negócio. É uma ferramenta muito utilizada pelo Marketing nas empresas e pode ser aplicada com o objetivo de otimizar a experiência do colaborador. 

Considerando o público interno, a persona representa um grupo de colaboradores. É baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas, assim como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. 

Vale reforçar que não há apenas uma persona do público interno. Sugere-se ter de uma a três personas que representem grupos de colaboradores, de acordo com os grupos da empresa. Ex: Persona Executivos, Persona Operários e Persona Comercial. 

Mapa de empatia

O mapa de empatia é uma ferramenta frequente no branding, pois possibilita uma maior identificação dos consumidores de determinado produto/marca, podendo também ser aplicada com o objetivo de compreender ainda melhor o público interno das organizações.

Ter empatia é compreender os sentimentos dos outros, buscando entender as razões de seu comportamento e pensamento. A empatia permite ver situações sob perspectivas diferentes e entender as razões pelas quais indivíduos agem de determinada forma, evitando conflitos desnecessários. Ela é primordial na comunicação com os colaboradores.

Para sermos assertivos na relação com o público interno, é necessário compreendermos suas necessidades, desejos e problemas. Dessa forma, o mapa de empatia amadurece essas percepções.

Employee Journey

O colaborador vivencia em uma organização um ciclo de vida. Esse ciclo refere-se à jornada dele na empresa (Employee Journey), a qual tem como principais fases: atração, recrutamento e seleção, contratação, integração, retenção e desligamento.

Quando desejamos aprimorar a experiência do público interno com a organização, é essencial que avaliemos a Employee Journey (jornada do colaborador). Em todas as fases, estamos nos comunicando e relacionamento com ele. Dessa forma, a jornada do colaborador deve ser analisada de forma estratégica, a fim de demonstrar o posicionamento da empresa em cada etapa, otimizando uma boa percepção da empresa frente a ele e enaltecendo os marcos do ciclo de vida do funcionário com a organização.

E então, qual dessas ferramentas você já utiliza ou vai usar para otimizar a experiência do seu colaborador? É claro, aqui elas estão apenas citadas, mas há no mercado as metodologias utilizadas para cada uma. 

Sobre a autora

Dani Moreira

Especialista em Comunicação Interna e Endomarketing, Dani é embaixadora e especialista Prodtool.

Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela ESPM, atua há 10 anos com Comunicação e já passou pelos setores de varejo, mídia, tecnologia e educação.