Ouvir os nossos colaboradores é uma forma de valorizá-los e reconhecê-los, não é mesmo? No entanto, considerando a dinamicidade do mercado, a tradicional “pesquisa de clima” precisou reinventar-se. Dessa forma, surgiram as “pesquisas de pulso”, que por serem aplicadas em intervalos menores, auxiliam a identificar e atuar de forma ágil sob pontos de melhoria para a satisfação dos colaboradores.
O que é a pesquisa de pulso?
A pesquisa de pulso é uma ferramenta utilizada para monitorar o nível de satisfação dos colaboradores de forma frequente, trimestral ou até mesmo semanal (a depender da estratégia e capacidade de operação da empresa). Essa prática tem se tornado uma tendência dentro das empresas, principalmente, por ajudar a elevar o engajamento, satisfação e motivação dos membros internos, identificando e corrigindo possíveis problemas.
Prodtool. A melhor intranet e rede social corporativa para sua empresa.
Quais são os seus principais benefícios?
Agilidade para corrigir rotas e identificar oportunidades: Por ser aplicada em intervalos menores, é possível atuar de forma ágil na correção de rotas e oportunidades mapeadas
Ouvir é uma forma de reconhecer e valorizar: Demonstra aos colaboradores o quanto a empresa deseja escutar seus feedbacks e agir a partir de suas necessidades.
Planos de ação mais assertivos: O leque de estratégias a serem implementadas para otimizar a satisfação dos colaboradores é grande. No entanto, com a pesquisa de pulso, é possível sermos precisos nas propostas, atuando sob apontamentos feitos pelos próprios colaboradores.
Como aplicar?
A periodicidade da pesquisa pode variar de empresa para empresa, mas diferente da pesquisa de clima, que normalmente é aplicada anualmente ou semestralmente, a pesquisa de pulso vem com uma proposta semanal, quinzenal, mensal ou trimestral.
É possível aplicar utilizando ferramentas especializadas do mercado, ou de forma manual por meio de formulários. Importante que a pesquisa seja anônima para garantir uma melhor confiabilidade das respostas. Ainda, um bom plano de comunicação e engajamento para a pesquisa é necessário, a fim de conquistar o maior número de respondentes.
Como analisar?
A análise deve ser feita através do cruzamento dos dados por segmentação de área, liderança e cargo dos colaboradores, por exemplo, com as categorias que abrangeram as perguntas, como saúde mental, comunicação interna, reconhecimentos, lideranças, entre outras.
A Prodtool ajuda a sua empresa a aplicar a Pesquisa de Pulso!
Diferentes pesquisas podem ser feitas por meio da plataforma. Para aplicar a pesquisa de pulso, é apenas necessário personalizar um formulário e disponibilizá-lo via Prodtool. A plataforma auxilia no plano de comunicação e engajamento, a partir da possibilidade de comunicados, pontuação no ranking para quem responder a pesquisas, pop up de reforço, comunicação para lideranças, entre outras estratégias.