A comunicação interna é fundamental para a gestão dos colaboradores. A informação é percebida como estratégia de engajamento. Dessa forma, a definição dos canais que vão conceber esta logística de informação nas organizações, entre empresas e empregados, é de extrema importância.
A matriz de canais de comunicação interna é uma ótima ferramenta para apoiar a institucionalização dos meios de informação da empresa frente aos colaboradores. Ela define por quais meios serão disseminadas as comunicações, bem como suas especificidades. Nela constam as seguintes definições: canais, descrição e objetivo do canal, público-alvo, foco editorial, atributo principal e periodicidade.
- Canal: Liste todas as ferramentas de comunicação interna que sua empresa possui, inclusive, as reuniões de cascateamento de informações que lideranças fazem.
- Descrição: Escreva de forma resumida seu formato e o objetivo deste canal.
- Público-alvo: Eleja quem serão os consumidores principais. Ex: Lideranças, Operários, Colaboradores em geral, etc.
- Foco Editorial: Determine os focos de informação que precisam ser atendidos neste canal Ex: humano, estratégico, serviços, informativo, etc.
- Atributo Principal: Selecione uma ou duas palavras que identifiquem os principais benefícios deste canal. Ex: relacionamento, aproximação, formalização, etc.
- Periodicidade: Indique a frequência do canal.
É importante também considerar as necessidades para gerir tais canais, como equipe, processos, políticas da empresa, etc.
Prodtool. A melhor intranet e rede social corporativa para sua empresa.
Exemplo:
E aí, você já estruturou a matriz de canais de comunicação interna na sua empresa?
Sobre a autora
Dani Moreira é Especialista em Comunicação Interna e Endomarketing e Embaixadora da Marca Prodtool.
Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing com extensão na Universidade de Coimbra em Portugal.
Atua há 9 anos com Comunicação e já passou pelos setores de varejo, mídia, tecnologia e educação.